Exame de espirometria ocupacional

Homem realizando exame de espirometria ocupacional

Exame de espirometria ocupacional

Atualizado em 14/07/2022 por admin

Exame de Espirometria Ocupacional: para que serve e onde fazer na cidade de Natal 

O exame de espirometria ocupacional é um grande amigo no espaço de trabalho, pois diagnostica problemas respiratórios, e além disso, é prático e fácil. 

A saúde do trabalho é muito importante para um time proativo e o exame de espirometria ocupacional é um grande aliado nesse contexto. A saúde e segurança do trabalho (SST) é a especialidade da SOLUT – Medicina do trabalho e nela a saúde ocupacional é certificada e qualificada para um perfeito atendimento a empresas dos mais variados portes e segmentos.

Saiba aqui a finalidade deste exame, para quem é indicado e quais as consequências de não realizá-lo.

Exame de espirometria ocupacional

 

O que é e como é feito o exame de espirometria ocupacional

O exame de espirometria ocupacional é um procedimento simples, indolor e que dura cerca trinta minutos.

Esse exame mede o volume e a velocidade com que o ar entra nos pulmões, para diagnosticar possíveis doenças respiratórias na saúde do trabalho para funcionários.

Em algumas atividades onde os trabalhadores têm contato direto com poluentes, é indispensável a realização desse exame, pois reduz os riscos do surgimento ou agravamento atrelados à saúde ocupacional.

 

Qual o objetivo do exame de espirometria ocupacional

Esse exame de saúde e segurança do trabalho (SST) tem o objetivo avaliar o funcionamento dos pulmões para saber se uma pessoa está apta, ou não, para realizar determinada função e garantir uma saúde do trabalho com qualidade.

Através do exame de espirometria é possível diagnosticar problemas respiratórios, como asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), bronquite, fibrose pulmonar, entre outras doenças respiratórias.

 

Quais funcionários devem fazer o exame de espirometria

De acordo com a Norma regulamentadora NR-7 devem ser submetidos a exames de espirometria ocupacional todos os trabalhadores que estiverem expostos a agentes nocivos ao trato respiratório como poeira, névoas, fumos, gases ou vapores.

São exemplos os serralheiros, pintores, caldeireiros, jateadores, fracionadores de medicamentos, etc.

Em 2021, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) sofreu uma alteração importante: proteger e preservar a saúde dos empregados em relação aos riscos ocupacionais, conforme avaliação de riscos do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

 

Com que frequência deve ser feito o exame de espirometria ocupacional

O exame de espirometria ocupacional deve ser feito antes, durante e no fim do vínculo trabalhista.

A periodicidade do exame de espirometria será estipulada pelo Médico do Trabalho responsável pela elaboração do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

 

Principais benefícios do exame de espirometria

Realizar o exame de espirometria dentro dos prazos estipulados pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) permite o diagnóstico precoce de doenças ocupacionais.

Um ambiente de trabalho saudável traz inúmeros benefícios como: redução dos absenteísmos e afastamentos, equipe mais motivada e produtiva, proteção da empresa sobre suas obrigações trabalhistas e ganho de credibilidade no mercado.

 

Quais as implicações para as empresas que não realizam os exames de espirometria

Além dos riscos de doenças, afastamentos, despesas com substituição de equipe, o não cumprimento das leis trabalhistas implicará em multas e processos para a empresa.

As infrações relativas à  saúde e segurança do trabalho (SST) serão punidas com multa de 3 (três) a 30 (trinta) vezes o valor de referência previsto no artigo 2º, parágrafo único, da Lei nº 6.205, de 29 de abril de 1975.

Em caso de reincidência ou resistência à fiscalização pelos órgãos regulamentadores, as empresas poderão sofrer multa em seu valor máximo, além de processos trabalhistas.

 

Onde fazer o exame de espirometria em Natal

SOLUT Medicina do Trabalho

Em Natal e região metropolitana você pode contar com a SOLUT Medicina do Trabalho, uma empresa especializada em saúde do trabalho, que conta com uma equipe de médicos do trabalho, enfermeiros e técnicos em SST altamente capacitados.

Com uma excelente localização, a SOLUT conta uma estrutura completa de clínica e equipamentos inovadores.

Os atendimentos são feito com hora marcada e os resultados dos exames saem em 24 horas.

 

Atendimento e exames In Company

A SOLUT Medicina do Trabalho também oferece atendimento In Comany, ou seja, nossa equipe e equipamentos vai até sua empresa realizar, de forma rápida e otimizada, todos os exames ocupacionais necessários como:

  • Exames admissionais, demissionais, retorno ao trabalho e periódicos;
  • Audiometria ocupacional;
  • Espirometria ocupacional;
  • Teste Romberg
  • Avaliação Psicossocial;
  • EEG e ECG;
  • Exames laboratoriais, entre outros.
 

Evite multas e complicações trabalhistas! Entre em contato com nossa equipe e agende seu atendimento.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

× Contato pelo Whatsapp